-
Arquitetos: ATELIER XI
- Área: 190 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Chao Zhang, CRLAND
-
Fabricantes: Dasso, EGGER, TERAZO
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro de Atendimento ao Turista CloudLand está localizado no Cloud Garden, um parque comunitário no Distrito de Ciência e Tecnologia em Nanshan, Shenzhen. Próximo aos prédios de escritórios, CloudLand se estende horizontalmente em um conjunto linear de espaços abertos que oferecem vários serviços de lazer para visitantes e moradores locais. No início, o arquiteto foi convidado a projetar um pavilhão para visitantes com base no novo planejamento paisagístico do parque. Devido ao cronograma apertado do projeto, a estrutura de aço foi usada para acelerar o processo de construção e, assim, o projeto foi aberto ao público oito meses após a comissão inicial.
O conceito de projeto arquitetônico remete ao tema da “nuvem” neste parque comunitário tecnológico e inovador, além de responder às geometrias de arco existentes no projeto paisagístico. O arquiteto propôs usar um telhado contínuo em forma de nuvem para conectar o café, o banheiro público, as mesas ao ar livre e os jardins que estão espalhados ao longo da pista de corrida. O CloudLand não apenas oferece aos visitantes espaços de descanso internos e externos protegidos do sol e da chuva, mas também emoldura o céu, as árvores, as nuvens e a paisagem urbana com seus beirais elegantemente curvos.
Em um jogo de luz e sombra, a cobertura em forma de arco forma silhuetas côncavas e convexas em diferentes fachadas e níveis. Essas formas alteram continuamente suas propriedades e configurações ao longo do dia, compondo um cenário visualmente polifônico de uma paisagem em constante mudança. Olhando para baixo dos arranha-céus adjacentes, o pavilhão se manifesta como um leve pedaço de nuvem flutuando nas sombras das árvores e flores, iniciando simultaneamente um diálogo entre arquitetura e natureza.
O interior do CloudLand é composto por uma cafeteria e um banheiro. Decorado com uma textura aconchegante de laminado de madeira, o café funciona como um espaço com janelas de pé-direito voltado para a paisagem ao redor para proporcionar uma atmosfera aconchegante para relaxar. Os tetos internos e externos são compostos por painéis de alumínio da mesma cor e a iluminação embutida forma uma experiência espacial contínua de dentro para fora. Além disso, o arquiteto personalizou especialmente a mesa de jantar inspirada na nuvem, maçanetas e outros detalhes para ressoar com o tema em todas as escalas.
O interior do banheiro oferece aos visitantes luz e cores brilhantes, materiais suaves e vistas dos jardins. As paredes externas do banheiro são feitas de rochas brancas, enquanto as paredes e pisos internos são feitos de granilite cinza claro, ambos acrescentam um toque de textura natural às instalações sanitárias bem equipadas.
No jardim ao ar livre, o arquiteto personalizou os assentos ondulantes ao ar livre e o paisagismo, que se tornou um local favorito para os visitantes. Após a conclusão do CloudLand, o café do livro tornou-se uma parada obrigatória para café da manhã, almoço e chá da tarde, enquanto a varanda externa continua a oferecer um abrigo para eventos públicos espontâneos. Como o pavilhão é bem recebido no bairro, cada vez mais atividades comunitárias estão acontecendo ao redor do prédio, como sessões de desenho artístico e oficinas de padaria, etc.